Este é um projecto transmédia sobre as crianças emigrantes portuguesas que viviam nos bidonvilles dos arredores de Paris, entre os anos 50 e 70.

O fotojornalista, Gérald Bloncourt, ficou intrigado pela miséria e más condições de vida dos emigrantes e começou a seguir e a documentar a vida desta comunidade, denunciando a situação e chegando a fazer a travessía da fronteira com eles, ilegalmente.
Muitas destas crianças nunca souberam que estiveram durante anos, impressos em exposições fotográficas em todo o mundo. Agora, em 2012, uma dessas crianças apareceu. Ela reconheceu-se nas fotos de Gérald Bloncourt e foi em seu encontro, depois de tantos anos.

Este acontecimento inspirou-nos a começar este projecto. Queremos encontrar essas outras crianças de olhares curiosos das fotos de Gérald Bloncourt. É um filme que conta com depoimentos impressionantes sobre fotografias que marcaram uma época da diáspora portuguesa em França, num momento em que cada vez mais jovens saem do país em busca de um futuro melhor.

O nosso objectivo final é um documentário com o testemunho destas crianças mas, até isso acontecer, temos muito trabalho de investigação pela frente e precisamos do vosso apoio. Para isso lançamos esta campanha: Reconhece alguma desta crianças?

Iremos oferecer múltiplas plataformas de conteúdos sobre esta época: webdocumetários, blog das nossas viagens, perfil do facebook, mapas interactivos, exposições fotográficas, livro e outros conteúdos transmédia.


Segue-nos!